segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Um acorde

Sabe, há muito tempo eu não escrevia algo assim... Lembro que ganhei um concurso de poesia na escola, num desses que era pra Jesus, mas nunca cheguei a aparecer pra pegar o prêmio. Soube depois que fui aplaudido e tal, em toda a minha não presença específica de criança preguiçosa que não queria ir pra aula naquele dia... e ganhei um chapéuzinho depois, ou um certificado, e acho que também um bombom.

"Primeiro um disfarce, o seu...
Riso uma quermesse,
Inocente e colorida,
Singela, sinuosa, síncope -
Cintilante do que seria
Iridescente, assim,
Lá no alto do céu,
A fitar essas estrelas dos olhos teus."

Depois eu pensei que a festa poderia ter sido divertida, se ao menos eu pudesse tocar o instante. Mas ficou apenas na memória, assim, um acaso inesperado - desses que a gente nem planeja, nem espera, nem se toca e quando vê já existe um universo de idéias a perambular por entre as nossa imaginações - mas que contém algo de etéreo e até certo ponto belo por conta de sua própria irrealidade, não é? Só que isso é pras pessoas que não se dispõem a arriscar, eu acho, ou simplesmente dizer o que pensam e sentem, por mais bobo e inesperado que possa parecer - o que é parte da graça de viver ou de sonhar, é claro.

"Eu quero você que não sai da minha cabeça,
Você que é música, poesia, aula inexistente,
Promessa sorridente do destino que insiste
Em me deixar com cara de bobo a pensar
De novo e de novo no quanto eu te gosto...

Você que é idéia, você que é sonho,
Você que é talvez, você que é instante,
Um verso, um poema, uma vida,
Um dia - o teu olhar uma conversa...

Você que escreve, que flutua, que sonha,
Que vive na minha imaginação
De possibilidades feitas em saudades,
De verdades que ultrapassam entendimentos.

Você que apareceu um dia e sorriu,
Esse teu sorriso feérico...
A resvalar nos meus pensamentos,
A me fazer pensar e pensar e pensar,

E fechar os olhos e esquecer os detalhes,
A prudência, os males e marés da incerteza,
Para somente rabiscar nesses versos
Os sentimentos únicos
Que tua imagem
Animada em palavras
- Me desperta,
Musa... "

3 comentários:

Clarissa disse...

Puxa vida... Que lindo!

Anônimo disse...

De fato, que lindo...

Multiethnic disse...

Eu não sei e talvez jamais consiga saber o que é isso que te move e te faz escrever...Mas sei que é como se as palavras fossem recriadas a cada texto que você escreve. Perfeito.